quarta-feira, 18 de setembro de 2013

EDUCANDO EM CASA: Educação Infantil I

Inicialmente gostaria de começar lembrando novamente que minha formação acadêmica é na área jurídica e que minha qualificação pedagógica é de ensino superior. Tudo o que escrevo é baseado no que estudo e na experiência de ter um filho com necessidades especiais, com um potencial brilhante a ser desenvolvido, um grande e instigante desafio para quem acredita no potencial individual de cada aluno mas que é rechaçado por muitos educadores que optam somente pela educação massificada que vemos hoje em dia.   

A educação infantil, também chamada de pré-escolar ou pré-primária é fase educacional anterior ao ensino  escolar "obrigatório" que, no Brasil compreende o período de zero a 5 anos e 11 meses.  A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96)  divide esse período em CRECHE (0 a 3 anos) e PRÉ-ESCOLA (4 a 6 anos incompletos).

Nosso objetivo nesta fase é  exercitar as  capacidades motoras e cognitivas das crianças, estimulando-as através de  atividades lúdicas e jogos, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. 

Como estou tratando diretamente com uma criança com necessidades especiais e que não fala, procuro utilizar sempre material bem grande, letras em caixa alta, cartazes e cartões que eu mesma faço, estimulando nossa linguagem não verbal, dando a chance a ele de se comunicar comigo  através de sua linguagem corporal.    

A maior parte do material eu mesma faço no computador, normalmente usando figuras e personagens conhecidos dele de desenhos animados - material que jamais iremos encontrar em publicações à venda em razão dos direitos autorais mas que podemos usar livremente para uso próprio na educação domiciliar.  

Recomendo  também a leitura do meu artigo BRINQUEDOS EDUCATIVOS.

Para quem está pensando em começar e precisa de algum material de referência, recentemente adquiri a  Coleção UM SONHO DE LETRA, de Monica Ferreira, da Editora Rideel que contém:


  • são 5 volumes:  Coordenação Motora, Alfabeto Imprensa, Alfabeto Cursivo, Atividades Manuais e Caligrafia
  • CD-Rom com um programinha para fazer atividades com letras, números e figuras. 
  • 25 cartazes em tamanho A4 com o alfabeto
  • 1 cartaz gigante com o alfabeto ilustrado. 
 
Lembre-se,  toda criança tem um potencial a ser desenvolvido.  Respeite o potencial de seu filho e ensine com amor e carinho.
 
AGORA É SÓ COMEÇAR.  BOA SORTE!




2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Amei o que você tem postado aqui, descobri agora. E é exatamente isso q estou procurando.
    Estou pensando em trabalhar em casa, e me interessei muito em ajudar crianças a aprender a ler. Porque nas escola dá dó de ver as crianças q não sabe ler, muito menos entender o que pouco consegue ler. Não tenho formação acadêmica, mas acredito no meu potencial.
    tenho um casal de filhos, o menino te 7anos, aprendeu a ler com cinco anos e meio, mas é q demorei pra ensiná-lo pq trabalho o dia todo, tinha pouco tempo pra dedicar e ele assim, mas vi que eu precisa aproveitar a sede de conhecimento dele, resolvi ensinar no horário que eu ia almoçar, e consegui.
    Agora tem a pequena tem cinco anos está aprendendo tbm, mas eu quero sair do trabalho pra mim dar mais atenção á educação deles, (afinal de contas, deixar os filhos na mão dos outros nessa idade é muito perigoso pq pode começar a fazer coisa que possa ser irreversível depois, e queria trabalhar em casa pra ter uma renda extra pra ajudar o meu esposo.
    Mas a minha intensão seria apenas (AULA REFORÇO), e gostaria de receber dicas que possa me ajudar ser bem sucedida nesse tipo de trabalho. Inclusive já faço para os meus trabalhos no computador, mas gostaria de saber a sua opinião a respeito.
    Será que daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um ditado em inglês que diz "If there is a will, there is a way", o que significa que existindo a VONTADE, existe sim um caminho e a total possibilidade de dar certo. O ser humano é capaz de tudo, tem um potencial enorme e praticamente não desenvolve o potencial pela total falta de uso e oportunidades.

      Sou professora universitária, leciono matérias jurídicas e estou educando meu filho em casa, alfabetizando, com a "agravante" ainda de estar lidando com uma criança com deficiência e, portanto, precisa de material adaptado. Mas, a boa vontade supera qualquer limitação. Estou a disposição para trocar qualquer ideia.

      Excluir

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.