quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que é Homeschooling?

O Homeschooling (Educação Domiciliar) é um método de ensino que funciona  em diversos países e oferece aos pais a possibilidade de educar seus filhos em casa, sem a necessidade  de matriculá-los em uma escola de ensino regular.

A proposta é dar aos filhos um ambiente de aprendizagem diferente aos que são apresentados na escola.

Os motivos que levam os pais a optar pelo homeschooling  vão desde a insatisfação com as escolas bullying, ao medo em relação a integridade física e psicológica dos filhos.  Finalmente, gostaria de salientar que a escola não é a única opção que existe para a socialização e que ao optar pela educação domiciliar os pais não estarão privando seus filhos da socialização.

Educação Domiciliar: Lutamos pelo direito de escolha!

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostei de sua ideia. Todavia, no sentido clássico da palavra, a legislação brasileira, veta tal situação. Na verdade, os pais são obrigados a matricularem seus filhos em escolas oficiais da rede, seja na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Todavia, não proibi a criação de escola com sala de aula no domicilio, em condomínio e mesmo de forma ambulante. Um dos entraves é a formação educacional dos pais. No Brasil, as famílias que, ambos os pais tem curso superior, não atinge 30% dos lares. O que constitui uma barreira, sem contar que tem uma significativa parcela que são analfabetos funcionais. Sabem ler e escrever, mas, não tem preparo para alfabetizar. Diante disto, como pensa na questão de luta pelo direito de escolha, se não tem as condições materiais para exercer esse direito????? Aguardo, forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não se trata apenas de uma ideia - e com certeza, também não é minha. Existem muitas famílias praticando o homeschooling no Brasil, algumas com autorização da justiça, outras na "clandestinidade".

    Acho que o número de famílias praticando o homeschooling é bem maior do que se imagina, considerando o enorme número de crianças com deficiência que são literalmente marginalizados e excluídos da escola, crianças enfermas com as quais as autoridades sequer se preocupam. Sou um exemplo vivo disto, vi muitos pais sendo perseguidos por agentes do Estado por optarem pelo ensino domiciliar mas, quando recorri às autoridades para garantir o direito de meu filho deficiente de acesso e permanência na escola, todas elas foram inoperantes. Qual o motivo? Meu filho é deficiente? Meu filho não faz estatística de ENEM e de Vestibular? É exatamente isso.

    Este ano mesmo vi escolas particulares com professores contratados que sequer eram formados - eram contratados como auxiliar de professor e estavam dentro de sala de aula ministrado matéria como professor auxiliar. Grande diferença, não? Quantos pais chegam na escola e pedem para ver o currículo do professor? Só temos garantia do grau de educação do professor de escola pública considerando que em concurso público passam até por prova de títulos. Mas e nas escolinhas particulares que abrem em cada esquina?

    Acho que nosso debate pode prosseguir, temos muito para debater e aprender uns com os outros. Venha participar de nosso grupo de discussão sobre tema no facebook. Abraços, Consuelo Martin


    ResponderExcluir

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.