quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bullying - uma enfermidade social

Recentemente, um caso de bullying que resultou na briga entre dois adolescentes em uma escola da Austrália reascendeu a discussão sobre o tema. 

Caso de bullying em Santa Bárbara d'Oeste é encaminhado para a Promotoria. O caso aconteceu no ano passado, mas um vídeo foi postado em um site da internet somente no mês passado. O garoto foi transferido para outra instituição escolar por determinação do Conselho Tutelar. 

Denúncia de Bullying nas escolas estaduais de RO  - Inércia do poder público e da Secretaria de Educação.

Bullying em Petrópolis, RJ, termina com briga entre pais -  As imagens foram gravadas pelo circuito de câmeras de uma galeria.

Estudante espancada por denunciar Bullying -  Uma aluna de enfermagem do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto foi espancada após denunciar à coordenação de seu curso que vinha sendo vítima de bullying na instituição. 

Bullying em Sorocaba divulgado na Internet. Garoto deu tapa e chutou a colega na sala de aula. Cenas da agressão foram gravadas em um celular e divulgadas na internet. 

Mãe denuncia à polícia agressões física e moral que a filha de 6 anos estaria sofrendo em uma escola de Santos, no litoral paulista. Para o promotor da Infância e da Juventude, pode ser um caso de bullying.  Material escolar da menina também sumiu, segundo a mãe.  

Adolescente diz que precisou mudar a aparência para superar bullying em Curitiba.Aluno afirmou que foi impedido de entrar na aula pelos colegas. 

Criança de 9 anos é obrigada a enfiar cabeça em vaso sanitário e colocar língua na água em escola particular de São Paulo.  Tal caso não é único  mas, com medo da repercussão negativa, os colégios em geral abafam os episódios. Os pais, preocupados com o estigma, escondem a situação. 


Adolescente de 14 anos muda de escola em razão de bullying.  Uma aluna de 14 anos do 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Equador, em Vila Isabel, foi transferida ontem para outra unidade, por suspeita de ter sido vítima de bullying. 

Bullying faz jovens obesos procurarem cirurgia bariátrica. Indicado no tratamento de obesidade mórbida, procedimento tem sido cada vez mais procurado por adolescentes que sofrem discriminação  
 
 

2 comentários:

  1. Olá, sou advogada e mãe de uma menina que acabou de completar 5 anos. Sou fascinada pela educação e pela aprendizagem. Acho que a educação vem de casa e a aprendizagem, da escola, porém ambos podem ser feitos em casa. Também gosto de fazer algumas atividades de aprendizagem com minha filha.
    Estou escrevendo um projeto para levar para escola algumas questões que são consideradas jurídicas, a fim de discuti-las nas escolas, para que não parem nos bancos dos Tribunais.
    Gostei do seu blog e gostaria de compartilhar essa ideia contigo.
    Abraço, Marcela Guerra Brum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, somos colegas então e podemos conversar via facebook. Infelizmente vejo as escolas não estão dispostas a conversar e a reconhecer seus erros ou boas ideias, ainda mais se estas ideias vierem dos pais. Precisamos sempre focar no melhor interesse da criança e lembrar que socialização não é prerrogativa da escola. As crianças se socializam em qualquer lugar, na praça, na praia, no clube, na Igreja. A razão de ser da escola é ensinar, transmitir conhecimento, e quando o conhecimento está prejudicado, perde-se a razão de estar lá! Abraços, Consuelo.

      Excluir

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.