terça-feira, 15 de março de 2011

EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Recentemente uma família de Maringá (PR) tirou os filhos da escola e os educa em casa com aval da Justiça. 
Os pais das crianças são pedagogos. O pai é professor da Universidade Estadual de Maringá.  As crianças de 11 e 12 anos foram tirados da escola há quatro anos, após duas tentativas frustradas de tentarem matriculá-los em uma escola regular. Com apoio do Ministério Público, os pais conseguiram convencer o juiz da Vara da Infância e Juventude de que a educação domiciliar é possível e, teoricamente, não traz prejuízos.
As crianças cursam inglês e matemática fora de casa. As outras disciplinas ficam a cargo dos pais. Também praticam esportes e não podem ver televisão em qualquer horário - só quando os pais autorizam.
Outros pais também desejam fazer o mesmo - por uma série de razões distintas, entretanto tal tema é controverso e precisa ser regulamentado.
Uma outra família, de Serra Negra (MG), que também tirou os filhos da escola, ainda tenta provar ao Judiciário que tem condições de educá-los em casa. No Estado mineiro isso não foi possível e um casal foi condenado pelo crime de abandono intelectual  pois  no Brasil, a legislação determina que as crianças sejam matriculadas em escola de ensino regular.
O educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte (em que não há salas de aula), entende que o juiz de Maringá teve sensibilidade para entender o caso pois admite ser possível que haja o ensino domiciliar, desde que a escola avalie periodicamente essas crianças. 


Muitas famílias defendem a educação domiciliar por questões religiosas, mas a importância do assunto vai muito além do ensino e crenças religiosas

A educação dos filhos é direito inalienável dos pais e cabe a eles a escolha de como e onde querem fazê-lo.  Trata-se deuma alternativa sábia, já feita em países da Europa há muito tempo.

A discussão aqui não é uma questão de preferência por uma ensino ou outro mas do direito de opção  -  cada pai deve ter o direito de optar entre um e outro dependendo da circunstância de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.